Procurar
Close this search box.
Procurar
Close this search box.

SAIAS DE BALÃO de Ricardo Jardim

Este artigo é antigo, tem mais de 12 meses.

Disponível na Wook, na Bertrand (em qualquer livraria do grupo), na Fnac, na Gaudeamus e noutras livrarias do país.

“Quando eu cresci e li o livro do meu pai, fiquei encantada com a história de Luís da Cunha e sua família, que é baseada na Quinta Mãe dos Homens que, por sua vez, foi herdada pela minha mãe Cecília e onde eu atualmente resido” afirmou Teresa Jardim Gedge, filha do autor e fundadora da companhia de teatro, o MADS (Madeira Dramatic Society), que no âmbito das comemorações dos 500 anos da cidade do Funchal, adaptou o Saias de Balão para uma peça de teatro, apresentada no Teatro Municipal do Funchal.
Agora com prefácio de Paulo Miguel Rodrigues e posfácio de Onésimo Teotónio de Almeida a obra original foi publicada pela primeira vez em 1946, após ter vencido o prémio do Concurso Literário da Câmara Municipal do Funchal, no ano anterior.

Saias de Balão (na Ilha da Madeira)
, uma das mais interessantes obras da Literatura Madeirense do século XX, apresenta as aventuras e desventuras de Clara, a filha mais nova de Luís da Cunha, um pertencente à alta sociedade do Funchal dos meados do século XIX e proprietário da quinta do Bom Sucesso. Enquanto isso, o tempo vai passando, trazendo ventos de mudança à Madeira.

Sobre o autor

RICARDO NASCIMENTO JARDIM (Funchal, 1906–1990), nasceu na quinta das Tílias, no Monte, filho de Alberto Figueira Jardim e de sua primeira esposa, Maria Antonieta Crawford do Nascimento. Graças ao pai, alto funcionário público e intelectual respeitado, conheceu o meio erudito dos meados do século XX. Fez o curso de Letras no Liceu Jaime Moniz (Funchal) e o de Comércio na Pitman’s School (Londres), além de ser tradutor público em inglês e em francês. Trabalhou como chefe de escritório na Madeira Wine Association. Foi casado com Cecília Leitão de Branco e Brito, sobrinha do visconde de Cacongo e herdeira da quinta da Mãe dos Homens. Nela, viveu com os filhos, Luís Manuel e Teresa Jardim. Faleceu, aos 83 anos, a 9 de fevereiro de 1990, naquela quinta. Perto dela, encontra-se a rua Ricardo Nascimento Jardim.
Consulte, aqui, o catálogo de publicações da Imprensa Académica.

Sobre a Colecção

A COLEÇÃO ILUSTRES (DES)CONHECIDOS, publicada sob a chancela da Imprensa Académica, pretende recordar ou apresentar autores e obras literárias que foram publicados no passado, mas que, temporal ou espacialmente distantes do público, devem compor o corpus literário madeirense, conhecido e acessível, para afirmação e edificação contínua da nossa Cultura e Arte.
1. Os que se divertem (A comédia da vida)
2. Os Mistérios do Funchal
3. Saias de Balão (Na Ilha da Madeira)

Sobre a Imprensa Académica

A Imprensa Académica é uma editora criada em 2014 pela Académica da Madeira, que é a proprietária e a gestora de toda a sua actividade. Ao longo dos anos tem publicado em várias áreas do saber, através da iniciativa da sua equipa, de trabalhos contratados por entidades externas e de propostas recebidas de autores ou organizações.

A actividade da Imprensa Académica nasce para fomentar a investigação científica nos estudantes e nos antigos estudantes, divulgar os trabalhos produzidos nas instituições de ensino superior e promover a interacção com a sociedade. Aliado a esses propósitos, a actividade da Imprensa Académica permite a angariação de receitas para os programas de apoio social e de voluntariado da Académica da Madeira.

Últimas publicações
Os nossos parceiros