Procurar
Close this search box.
Procurar
Close this search box.

NATAIS: CONTOS E NARRATIVAS

Este artigo é antigo, tem mais de 12 meses.

NATAIS: CONTOS E NARRATIVAS, de João dos Reis Gomes, o número 8 da colecção Ilustres (Des)conhecidos.

A obra já se encontra à venda na Gaudeamus, na Fnac, na Wook, na Bertrand (online e lojas) e noutros livreiros nacionais e regionais.

“as vivências da Festa dos tempos da sua infância e da juventude deixaram marcas permanentes na memória de Reis Gomes, que, com efeito, se refletem nas suas representações do Natal”
Nélson Veríssimo, p. 15

Este mês estará disponível ao público Natais: Contos e Narrativas de João dos Reis Gomes, obra editada com o apoio da Secretaria Regional de Turismo e Cultura.

Natais: contos e narrativas
apresenta-nos um conjunto de histórias do https://amadeira.pt/wp-content/uploads/2021/10/laboratory-2815641_1280.jpg João dos Reis Gomes, dedicadas àquela que é considerada a Festa na Madeira, o Natal. Algumas são alegres, outras trágicas. Da ilha da Madeira às terras onde nasce o rio Nilo, o autor proporciona-nos narrativas fascinantes, ora baseadas em factos reais, ora fruto da sua imaginação. Todas, porém, repletas de afetos num tempo em que o Divino se aproxima da Humanidade.

Devido aos constrangimentos impostos pela pandemia, a editora disponibiliza para aquisição na Fnac, Wook, Bertrand e Gaudeamus, não existindo, para já, apresentação da obra aberta ao público.

Sobre a COLECÇÃO ILUSTRES (DES)CONHECIDOS

A COLECÇÃO ILUSTRES (DES)CONHECIDOS, publicada sob a chancela da Imprensa Académica, pretende recordar ou apresentar autores e obras literárias que foram publicados no passado, mas que, temporal ou espacialmente distantes do público, devem compor o corpus literário madeirense, conhecido e acessível, para afirmação e edificação contínua da nossa Cultura e Arte.

1. OS QUE SE DIVERTEM (A COMÉDIA DA VIDA)
2. OS MISTÉRIOS DO FUNCHAL
3. SAIAS DE BALÃO (NA ILHA DA MADEIRA)
4. UMA FAMÍLIA MADEIRENSE
5. A MÃO DE SANGUE
6. VIAGENS
7. RIBEIRA BRAVA
8. NATAIS: CONTOS E NARRATIVAS

A colecção Ilustres (Des)conhecidos, que trabalha no sentido de trazer ao público o 8.º número, ainda em 2020, tem tido um retorno extremamente positivo não apenas pelas (re)descobertas que os leitores encontram – por constituírem narrativas muito próximas das suas próprias vivências – mas também pelo facto de permitir aos jovens madeirenses a exploração da literatura da sua terra através destas novas reedições.

Neste sentido, além de apresentar os trabalhos de autores madeirenses (ou que passaram pela Madeira) a colecção e a própria editora prestam-se a um outro propósito: a capacitação do corpo docente para este tipo de literatura razão pela qual tem promovido e promoverá dentro de pouco tempo, acções de formação validadas pela Direcção regional de educação, com o objectivo de promover as ferramentas necessárias para que se trabalhe, de forma atractiva e eficaz, conteúdos locais no interior da sala de aula.
Nos últimos meses a colecção Ilustres (Des)conhecidos tem entrado no interior das escolas da Região com conteúdos culturais, históricos e sociais de uma Madeira não muito distante, através de palestras, conferências e seminários bem como através da doação de exemplares às bibliotecas escolares.

Sobre o Autor

JOÃO DOS REIS GOMES nasceu na freguesia de S. Pedro, Funchal, em 5 de janeiro de 1869 e faleceu, na mesma cidade, no dia 21 de janeiro de 1950. Considerado um dos mais distintos https://amadeira.pt/wp-content/uploads/2021/10/laboratory-2815641_1280.jpges e jornalistas madeirenses, foi também oficial do exército (comandante de artilharia), tendo frequentado a Escola Superior Politécnica do Exército, engenheiro industrial, professor e crítico de arte. Na sua vertente de jornalista, além de ter sido diretor do Heraldo da Madeira (1904-1915) e do Diário da Madeira (1916-1940), colaborou com outros periódicos de Lisboa, como O Dia, O Século e Serões. Foi ainda sócio correspondente da Academia de Ciências de Lisboa, sócio de honra da Federação das Academias de Letras do Brasil, vogal do Instituto de Portugal e sócio correspondente da Sociedade de História de Portugal. A sua produção literária inclui novela, romance histórico, drama, crítica teatral, estudos filosóficos, diários de viagem, entre outros.

Últimas publicações
Os nossos parceiros