Procurar
Close this search box.
Procurar
Close this search box.

Papá, o que é isto?

Este artigo é antigo, tem mais de 12 meses.

Selfies, groupies, retratos, daguerreótipo, fotojornalismo, publicitária, infantil, de moda, aérea, subaquática, artística…

São várias as palavras que usamos para identificar diferentes tipos de práticas que poderia ser reunidas num único conceito vindo do Grego: FOTOGRAFIA, ato de registar com a luz.

A fotografia pode ser uma ciência, uma tecnologia, uma arte. Pode encaixar-se em qualquer ramo do conhecimento ou ser mero instrumento de diversão. Há, porém, uma característica que a torna especial: é um registo, é uma memória de pessoas, de lugares, de acontecimentos.

Temos um diálogo entre uma criança e o seu pai que exploram os velhos álbuns do avô Bartolomeu, o autor das fotografias que fazem as delícias do pequeno.

A personagem-título é, no entanto, omissa, para “fazer o leitor pensar sobre a ausência e posicionamento do personagem principal”, justifica Rafaela Rodrigues.

As fotografias, a preto e branco ou a cores, que passaram de um pai para um filho tornam-se um tesouro para um neto. Assim, a autora “explora as interações realizadas pelas gerações mais novas sobre o património fotográfico familiar” de forma simples e ternurenta.

BARTOLOMEU é uma homenagem aos fotógrafos que “trabalham e lidam com a criação de imagens e de recordações”, afirma Rafaela Rodrigues. Lê-lo, “proporciona uma possível reflexão sobre a importância da fotografia em formato físico”.

A obra conta com o apoio da Câmara Municipal de Machico, é uma obra infantil que dá a conhecer a todos o primeiro significado da fotografia, a memória.

O livro será apresentado no dia 1 de abril, pelas 18.00, no Solar do Ribeirinho, na cidade de Machico.

Destinado a crianças de todas as idades, é um excelente livro para as que estão a dar os primeiros passos na leitura.

Últimas publicações
Os nossos parceiros