Procurar
Close this search box.
Procurar
Close this search box.

Provedor do Estudante

O que é um Provedor?

Um Provedor é aquele que providencia. No caso do Provedor do Estudante, aquele que procura encontrar soluções para os problemas apresentados pelos estudantes.

O Provedor do Estudante é uma personalidade de reconhecido mérito com conhecimentos e experiência relevantes na área da Educação e Relações Humanas, nomeado, por períodos de dois anos, pelo Conselho Geral, ouvido o Senado.

O Provedor zela pela defesa e a promoção dos direitos e interesses legítimos dos estudantes no âmbito da Universidade, apreciando as reclamações que lhe são apresentadas, dirigindo aos competentes órgãos as recomendações que considere adequadas.

Compete ao Provedor do Estudante atender os alunos nas suas queixas, reclamações, consultas ou sugestões, apreciando-as e dirigindo às instâncias competentes as recomendações e sugestões que considere adequadas para a correção de injustiças ou irregularidades detectadas no objeto dos pedidos dos alunos.

São também competências do Provedor apresentar sugestões, quando detectar problemas no funcionamento dos órgão, unidades e serviços prestados aos alunos da Universidade, apresentar sugestões para a melhoria da qualidade dos serviços prestados aos alunos pela Universidade, obter informação sobre a abertura e resolução dos procedimentos disciplinares instaurados aos alunos, promover contatos e trocas de informação com os Provedores de outras Universidades, informar o Conselho Geral, o Reitor e a comunidade académica da sua atuação.

A sua atividade desenvolve em articulação com a Associação Académica, com os Centros de Competência e com os Órgãos e Serviços da Universidade, designadamente com os Conselhos Pedagógicos.

Quem é o atual Provedor do Estudante?

João Filipe Pereira Nunes Prudente, antigo professor da Universidade da Madeira.

Atendimento

O atendimento é feito consoante marcação através do formulário presente nesta hiperligação.

Contato

Telefone: (+351) 291 209 400

Morada

Colégio dos Jesuítas – Rua dos Ferreiros, 9000-082 Funchal – Portugal

Artigo ilustrado com fotografia de Cathryn Lavery.

Verifique, aqui, a regulamentação atualizada da Universidade da Madeira.

Últimas publicações
Os nossos parceiros