Mudámos a UMa!

Este artigo é antigo, tem mais de 12 meses.

Juntos, vamos conseguir uma Universidade melhor.

No verão de 2022 a ACADÉMICA DA MADEIRA realizou a requalificação de mais uma sala de aulas do Campus Universitário da Penteada, com o apoio dos nossos mecenas Asseco PST e Coca-Cola Europacific Partners.

Outros trabalhos no quadro do nosso programa MUDÁMOS A UMa incluem, no verão, a instalação de uma segunda fonte de água potável para a comunidade, no piso 1 do edifício principal do Campus, apoiada pelo nosso mecenas para a responsabilidade ambiental, a Coca-Cola Europacific Partners.

Além disso, a instalação de novos ecopontos no exterior do edifício permitirão melhorar a separação de resíduos numa ação apoiada pelo nosso mecenas para a responsabilidade ambiental, a Coca-Cola Europacific Partners.

Do nosso arquivo de atividades do MUDÁMOS A UMa

Em Abril de 2021, a ACADÉMICA DA MADEIRA anunciou a intenção de continuar a requalificar o Campus Universitário da Penteada e as suas áreas circundantes, com as verbas que geramos nas nossas lojas e máquinas de venda.

Desde o Verão de 2021, iniciámos esse trabalho com a contratação de uma empresa de jardinagem para tratamento mensal dos canteiros do pátio, além da instalação de dezenas de bancos, com o precioso apoio dos Serviços de Infraestrutura e Construções da UMa.

No início no ano lectivo 2021-2022, foram adquiridas e colocadas 20 novas mesas duplas e 40 cadeiras, na sala de aula n.º 16, no piso 0 do Campus da Penteada. A intervenção de pintura da sala, constituída por uma equipa de voluntários da ACADÉMICA DA MADEIRA e por elementos da Direcção de Serviços das Infraestruturas e Equipamentos da Universidade da Madeira, está agendada para breve.

Ao longo do ano de 2021, a ACADÉMICA DA MADEIRA investiu mais de 7.000 euros no apoio à recuperação de vários espaços da nossa Universidade.

Em Janeiro de 2022, foi concluído a colocação dos 30 bancos no pátio do Campus Universitário da Penteada, que contou com a ajuda de vários funcionários da Universidade da Madeira. Trata-se de uma aquisição apoiada pelo nosso mecenas para a responsabilidade ambiental, a Coca-Cola Europacific Partners.

Os pontos de separação de resíduos, já adquiridos, serão montados e colocados no pátio no verão de 2022.

Outras atividades do MUDÁMOS A UMa desde 2017

Nos últimos anos, a ACADÉMICA DA MADEIRA tem executado vários trabalhos para optimizar as condições de estudo dos estudantes da UMa. Entendemos que a responsabilidade pela promoção de melhorias nas infraestruturas do Ensino Superior deve ser das Universidades, através das dotações que o governo faz, via o Orçamento do Estado. Existindo muitas carências identificadas, a ACADÉMICA DA MADEIRA tem intervindo para apoiar um plano geral cujo motor deve ser a Universidade.

O arranque do ano lectivo 2019-2020 ficou marcado por mais um trabalho de renovação de uma sala de aula da nossa universidade levada a cabo por uma equipa constituída por voluntários madeirenses, voluntários estrangeiros ao abrigo do programa Erasmus+ e elementos da Direcção de Serviços das Infraestruturas e Equipamentos da Universidade da Madeira.

Apesar de ser a instituição de Ensino Superior mais jovem de Portugal, é notório o desgaste nas estruturas e no património. Além disso, e para estar em sintonia com os avanços tecnológicos, é necessária uma reformulação de salas de aula e de equipamentos existentes.

Inserindo-se no seu objectivo de dar aos estudantes melhores condições de estudo, a ACADÉMICA DA MADEIRA chama a si a responsabilidade de idealizar um projecto de reabilitação e de restauro que, nos próximos anos, tem como objectivo melhorar as condições de ensino da nossa universidade.

A inauguração do primeiro espaço intervencionado teve lugar no dia 9 de Março de 2017, na sala n.º 18, no piso 0 do Campus Universitário da Penteada, que foi alvo de uma nova pintura, bem como da substituição do mobiliário existente por novo mobiliário, através da aquisição de 40 cadeiras e de 20 mesas.

Em 2018, já foi possível, também, proceder a mais algumas das etapas previamente delineadas, como a recuperação da pintura de vários espaços do Colégio dos Jesuítas do Funchal. A pintura de 165 litros de tinta branca, contou com o apoio da Direcção de Serviços das Infraestruturas e Equipamentos da Universidade da Madeira.

Com o intuito de proporcionar aos estudantes da UMa as melhores condições de estudo possíveis, outra das etapas do programa consistiu na aquisição de 100 novas cadeiras para renovação do mobiliário das salas de estudo do Campus Universitário da Penteada.

O programa de recuperação continuou através a aquisição de 60 caixotes para a separação de resíduos, num investimento superior a 1000€. Estes foram colocados em vários locais com a intenção de dotar o Campus Universitário da Penteada com novos pontos de reciclagem, numa acção que reforça a importância da consciencialização para a sustentabilidade ambiental.

De forma a permitir que os alunos da Universidade da Madeira tenham um local onde possam utilizar computadores com vista a realização de trabalhos e/ou outras tarefas do foro académico, foi concretizado um investimento em 10 novos computadores, que se encontram disponíveis para usufruto dos estudantes na sala de estudo do Piso 2.

Entre os dias 29 e 31 de Agosto de 2018, voltámos a renovar uma sala de aula, com uma intervenção na sala de aula n.º 19, no piso 0 do Campus Universitário da Penteada. Esta acção foi levada a cabo por uma equipa constituída por voluntários madeirenses, voluntários estrangeiros ao abrigo do programa Erasmus+ e funcionários da Universidade da Madeira. A intervenção incluiu a renovação do mobiliário, com a aquisição de 40 cadeiras e de 20 mesas, além da pintura do espaço.

Em 2019, entre os dias 4 e 8 de Fevereiro, a sala de aula n.º 20, no piso 0 do Campus da Penteada, foi o alvo de renovação. Esta intervenção foi levada a cabo por uma equipa constituída por voluntários da ACADÉMICA DA MADEIRA, voluntários estrangeiros ao abrigo do programa Erasmus+ e funcionários da Universidade da Madeira. Foram adquiridas 43 cadeiras e 23 mesas duplas.

Entre 5 e 9 de Agosto de 2019, foi dada continuidade às intervenções do programa, sendo a sala de aula n.º 17, do piso 0 do Campus da Penteada a escolhida. De forma semelhante às intervenções anteriores, a sala recebeu uma nova pintura e o mobiliário existente foi substituído, através da aquisição de 41 cadeiras e 21 mesas.

Além de ações de reabilitação e restauro ainda são desenvolvidas, ao longo de todo o ano, diversas acções de melhoria e segurança um pouco por toda a nossa universidade. A última intervenção de 2019, consistiu em sinalizar as 4 portas de vidro que ligam o átrio ao corredor dos elevadores.

Sobre os programas sociais da ACADÉMICA DA MADEIRA

O MUDÁMOS A UMa é parte da política de apoio social promovida pela ACADÉMICA DA MADEIRA. Tem como objetivo a requalificação de várias infraestruturas da Universidade da Madeira, além da reabilitação e do restauro de vários elementos do nosso património. Aliado a essas ações, a ACADÉMICA DA MADEIRA ainda pretende consciencializar os utentes da Academia para a importância que todos têm na preservação e na transmissão aos próximos estudantes do património material da nossa Instituição. A relação entre a ACADÉMICA DA MADEIRA e os programas sociais em curso vai além do ato de financiar, uma vez que as nossas ações solidárias assentam também no acompanhamento que fazemos das atividades, através da monitorização dos programas e do impacto social por eles gerado, e da educação cívica que essas iniciativas despertam e promovem no seio da comunidade académica e da sociedade.

Sobre o UNIVERTISAS

UNIVERSITAS é o programa da ACADÉMICA DA MADEIRA que congrega a oferta de ações de acolhimento, de acompanhamento e de inserção na vida ativa dos futuros, dos atuais e dos antigos estudantes universitários. Assente na transmissão de valores, na construção de oportunidades e na valorização da cidadania, desenvolvemos várias iniciativas que espelham a raiz latina do conceito de universalidade, de totalidade, de companhia e de associação do vocábulo universitas. Pretendemos informar os candidatos ao Ensino Superior, através de visitas educativas pelos monumentos do Funchal; acolher os novos estudantes com a promoção de atividades de acesso à informação e ao funcionamento da Academia; acompanhar os estudantes e antigos estudantes promovendo projetos e programas nacionais e internacionais que constituam oportunidades de integração na vida ativa.

Criado em 2017, o programa UNIVERSITAS promove a ação de integração dos ​novos ​estudantes do Ensino Superior, pela via da ciência e da cultura, pretendendo dinamizar a procura ativa de conhecimento e de competências capazes de garantir o sucesso no mercado de trabalho. Juntam-se ao nosso programa as visitas educativas que são realizadas pelos espaços da Universidade da Madeira, a centenas de estudantes dos Ensinos Básico e Secundários, e a promoção dos programas europeus que se configuram como oportunidades ímpares na construção de um futuro promissor para os jovens madeirenses.

O Apoio ao Estudante, matriz identitária e fulcral da nossa estrutura associativa, é uma componente central do UNIVERSITAS, exercida através de políticas locais e nacionais. As ações de proximidade, através de uma atuação junto dos estudantes com o apoio ao seu quotidiano académico, são complementadas com uma participação ativa nas políticas do ensino superior e da juventude.

Vencedor, em 2018, do Prémio Boas Práticas Associativismo Jovem, na categoria Estudantil, atribuído pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude, o programa continua a apostar na oferta de ações e iniciativas de acolhimento, de acompanhamento e de preparação para a inserção na vida ativa dos futuros, dos atuais e dos antigos estudantes universitários.

Últimas publicações
Os nossos parceiros