Aplicação ACADÉMICA vence prémio nacional

Diariamente, milhares de acessos são registados na aplicação que indica informações fundamentais para o quotidiano académico como o horário das aulas, o calendário de avaliações ou a ementa da cantina, entre outras funcionalidades. A Académica da Madeira venceu, com a sua aplicação móvel, o prémio Boas Práticas Associativismo Jovem do IPDJ pela 5.ª vez consecutiva.

Este artigo é antigo, tem mais de 12 meses.

Criada e desenvolvida por estudantes e antigos estudantes de informática que são voluntários da Académica da Madeira, a aplicação, que é gratuita, é um sistema pioneiro em Portugal, sendo o primeiro a interligar sistemas digitais de uma associação estudantil com as da sua instituição de ensino.

Serviços de digitalização, de cópia e venda de material escolar; informação sobre o ensino superior e apoio social; acesso a horários, calendário escolar, a resultados de avaliações, requerimentos e outros serviços académicos; acessos e transportes públicos para os campus da Penteada e de São Roque, são algumas das funcionalidades a que milhares de estudantes da Universidade da Madeira têm acesso.

Para milhares de antigos estudantes da UMa, a aplicação Académica é o meio mais rápido de aceder ao calendário de atividades desenvolvidas, como sejam apresentações de livros, concertos de música, eventos noturnos, exposições, campos de férias, visitas, bem como campanhas de sensibilização ou qualquer serviço. Além disso, na aplicação móvel está disponível o repositório com milhares de notícias.

De acesso livre e atualizada ao minuto, a aplicação é um instrumento disponível aos seus utilizadores, 24 horas por dia, todos os dias do ano. Envia, a qualquer moment, alertas e notificações sobre prazos e datas importantes do calendário letivo.

A Aplicação também é alimentada pelas páginas da Académica da Madeira nas redes sociais, com publicações de mensagens, imagens e vídeos, além do portal ET AL. (www.et-al.pt), dedicado à atualidade do Ensino Superior e registado na Entidade Reguladora para a Comunicação Social desde o verão.

Aplicação ACADÉMICA e a prática de sustentabilidade ambiental

Desde setembro de 2022, a aplicação é o meio exclusivo para aceder ao Cartão Académico, que não só identifica os associados da Académica da Madeira, como, numa vertente mais comercial, lhes permite beneficiar se serviços especiais de dezenas de entidades e empresas a operar na Região parceiras da Académica. Enquadrado na política ambiental da Académica da Madeira, os antigos cartões de associado de plástico foram eliminados, otimizando o processo de entrega dos cartões pela via digital e deixando de produzir milhares de cartões plásticos por ano.

A Aplicação congrega alguns serviços de três balcões virtuais: o da Académica da Madeira, a plataforma Infoalunos da Universidade da Madeira e o da Ação Social. A partir de um dispositivo eletrónico, o estudante pode realizar a inscrição em atividades da Académica, solicitar o seu Cartão Académico, preencher formulários, consultar o horário de aulas do dia, o local das aulas, o mapa de avaliações e a ementa da cantina. Tudo de forma digital e remota, sem a necessidade de imprimir.

Ligada ao YOU PRINT, o sistema de autosserviço de cópia, digitalização e impressão que a Académica da Madeira disponibiliza no Campus da Penteada, a Aplicação ACADÉMICA permite ao utilizador gerir as suas necessidades e reduzir ao mínimo indispensável os gastos de recursos e energia. Além disso, mantém o utilizador informado sobre o dispêndio de papel traduzido em árvores abatidas, dióxido de carbono emitido ou energia consumida e dá-lhe oportunidade de seguir as campanhas de redução de desperdícios.

Como ferramenta da Académica da Madeira, permite ainda dinamizar melhor o programa YOU PRINT, WE PLANT, também já vencedor do Prémio Boas Práticas Associativismo Jovem. Acompanhando o uso do sistema YOU PRINT, a Académica consegue acompanhar a pegada ecológica da Comunidade Académica ao longo do ano e enveredar esforços para a compensar.

Em parceria com a Câmara Municipal do Funchal e os serviços do Parque Ecológico, são organizadas, mensalmente, ações de intervenção nos bosques do concelho, tais como: plantação, atividades de viveiro, controlo de espécies invasoras, recolha de lixo e demarcação de percursos pedestres. Estas ações, divulgadas através da aplicação, são ainda completadas com outras que são desenvolvidas no campus, contribuindo para uma maior literacia ambiental e, consequentemente, consciencialização dos estudantes.

O Prémio Boas Práticas Associativismo Jovem 2022

O IPDJ atribui, anualmente, três prémios de boas práticas na área do associativismo jovem, para várias regiões, “com o objetivo de motivar e difundir a atividade cívica e de cidadania dos/as jovens que desenvolvem projetos em associações”. As categorias são: “Jovens pela Igualdade”, “Associativismo Juvenil” e “Associativismo Estudantil”. É nesta última categoria que se enquadra a Académica da Madeira.

O Prémio distingue iniciativas que tenham sido apoiadas pelo IPDJ e desenvolvidas no ano anterior ao da sua atribuição. O Instituto convida todas associações a apresentar candidatura ao prémio, enviando-a à sua direção regional tutelar. As Regiões Autónomas estão dependentes da Direção Regional de Lisboa e Vale do Tejo do IPDJ, que tutela 111 das associações estudantis.

Na candidatura, cada instituição deve apresentar o projeto, no seu propósito, quem o desenvolve, qual a sua dimensão e que resultados teve em prol dos estudantes e demais jovens. Os critérios de seriação passam também pela originalidade e pela capacidade de continuação e desenvolvimento do projeto.

Atribuição do Prémio à Aplicação ACADÉMICA

A aplicação ACADÉMICA foi distinguida por ser um projeto: inovador, sendo o primeiro da sua natureza em Portugal; desenvolvido por jovens, incluindo colaboradores estrangeiros ao abrigo do ERASMUS+ Corpo Europeu de Solidariedade; acessível a qualquer utilizador de forma livre; beneficia este ano letivo mais de 3670 estudantes da UMa; tem mais de 1000 utilizadores diários; engloba várias parcerias, inclusive internacionais; é uma ferramenta de intervenção social e de educação ambiental.

Outra das características da Aplicação ACADÉMICA que mais chamou a atenção do IPDJ foi a sua capacidade de crescimento, pois não só porque é actualizada diariamente, como está a ser desenvolvida de forma a poder vir a ser utilizada por qualquer associação estudantil em Portugal.

Artigo ilustrado com fotografia de Pedro Pessoa.

Últimas publicações
Os nossos parceiros