TEORIAS CRÍTICAS E PÓS-CRÍTICAS DO CURRÍCULO

Este artigo é antigo, tem mais de 12 meses.

Jesus Maria Sousa e Liliana Rodrigues, autoras de TEORIAS CRÍTICAS E PÓS-CRÍTICAS DO CURRÍCULO: UMA REFLEXÃO A DUAS.

Lançamento na Reitoria da Universidade da Madeira, a 1 de março, pelas 18:00.

Sendo um dos objetivos da IMPRENSA ACADÉMICA a promoção e a valorização da produção científica, literária e cultural dos professores, alunos e antigos alunos da Universidade da Madeira (UMa), é agora apresentada uma obra fundamental para a orientação dos alunos de licenciatura, mestrado e doutoramento da área da educação da UMa, escrita pelas professoras e investigadoras Jesus Maria Sousa e Liliana Rodrigues.

Para Jesus Maria Sousa, na formação de professores «no nosso país, não encontramos disciplinas totalmente vocacionadas para abordar uma perspetiva crítica sobre a educação escolarizada».

A obra ganhou forma a partir de uma reflexão, partilhada pelas autoras, sobre a melhor forma de auxiliar e apoiar os alunos que de alguma forma complementasse as sebentas de estudo já disponibilizadas pelas autoras, pois «as sebentas já existiam de alguma forma, porque os nossos estudantes podem usufruir do material das aulas que está sistematizado e organizado em pastas de trabalho, agora digitalmente», diz Liliana Rodrigues.

Assim, indo ao encontro das necessidades dos alunos, mas agora sob um novo formato, as autoras decidiram reunir um conjunto essencial dos seus próprios textos, num único volume, que procura ser a sistematização do seu pensamento sobre as importantes questões que se colocam à volta das teorizações sobre o currículo. «Esta obra é especialmente dedicada aos nossos estudantes, pois foi a pensar neles que estas disciplinas foram sendo construídas», sublinha Jesus Maria Sousa.

TEORIAS CRÍTICAS E PÓS-CRÍTICAS DO CURRÍCULO: Uma REFLEXÃO A DUAS, de Jesus Maria Sousa e Liliana Rodrigues, será lançado na Sala dos Atos da Reitoria da Universidade da Madeira, no histórico Colégio dos Jesuítas do Funchal, no dia 1 de março, pelas 18:00. A apresentação será realizada por Carlos Nogueira Fino, investigador na área da Educação e Professor Catedrático Emérito da Faculdade de Ciências Sociais da UMa.

Últimas publicações
Os nossos parceiros