Perguntas e Respostas sobre a Graduação de 2023

Este artigo é antigo, tem mais de 12 meses.

A ACADÉMICA DA MADEIRA preparou um conjunto de PERGUNTAS E RESPOSTAS sobre a cerimónia de GRADUAÇÃO de 2023.

São esperadas mais de 4 mil pessoas na Cerimónia de GRADUAÇÃO. Trata-se de um evento simbólico, organizado há vários anos pela ACADÉMICA DA MADEIRA, para assinalar o final do percurso académico de todos os estudantes finalistas da Universidade da Madeira. A cerimónia, aberta a qualquer estudante, reunirá todas as faculdades e escolas superiores da Universidade da Madeira.

Em que data será a GRADUAÇÃO e a Bênção das Fitas dos estudantes da UMa?

Os eventos serão realizados no sábado, dia 24 de junho de 2023.

Qual o horário da minha GRADUAÇÃO e a Missa da Bênção das Fitas?

Na parte da manhã, às 10:30, a GRADUAÇÃO acontece no coração do Funchal, no Largo do Colégio dos Jesuítas, a praça em frente aos Paços do Concelho. A tradição académica será sentida nas artérias da nossa cidade, num dia que os finalistas e as famílias recordarão. Após a GRADUAÇÃO, os finalistas também podem se dirigir ao Pátio dos Estudantes, no Colégio dos Jesuítas, para fotografias com os seus amigos e familiares, registando a sua GRADUAÇÃO num edifício secular. Na parte da tarde, haverá a Missa da Bênção das Fitas, numa organização do Departamento da Pastoral de Ensino Superior da Madeira.

Como será a disposição do evento no Largo do Colégio dos Jesuítas?

Considerando os cerca de 400 finalistas que irão participar, o Largo do Colégio dos Jesuítas terá 500 cadeiras para acomodar todos os finalistas. Tratando-se de um dia de verão, num evento no coração da cidade, aconselhamos a utilização de chapéus e proteção. Estima-se que o evento dure 2 horas. Na parte da tarde, a Missa da Bênção das Fitas decorrerá na Sé do Funchal. As portas abrem às 14:00, permitindo que os finalistas entrem no espaço antes das missa que começa por volta das 15:00.

Para que servem os convites da GRADUAÇÃO?

Os convites que os finalistas irão recolher na GAUDEAMUS da Penteada servem para contabilização do número de participantes do evento, para cumprimento das regras de segurança que a legislação determina, e para recordação do finalista e dos seus convidados. Por segurança, leve o convite consigo pois poderá ser necessário apresentar, caso o licenciamento obrigue o controlo de entradas e saídas, com a restrição do espaço. Trata-se de uma operação que envolve dezenas de pessoas, além dos 4 mil participantes no evento.

Quem são os finalistas que participam na GRADUAÇÃO?

Todos os finalistas dos cursos profissionais, das pós-graduações, das licenciaturas, dos mestrados e dos doutoramentos que integrem uma das seguintes faculdades: Faculdade de Ciências Exatas e da Engenharia, Faculdade de Ciências Sociais, Faculdade de Artes e Humanidades, Faculdade de Ciências da Vida, Escola Superior de Tecnologias e Gestão e Escola Superior de Saúde.

Qual será a ordem de entrega dos diplomas?

A entrega dos diplomas será feita por ordem alfabética das Faculdades e das Escolas Superiores. Dentro de cada unidade orgânica, em ordem alfabética de curso.

Escola Superior de Saúde da UMa
Enfermagem e CTESP Serviço Familiar e Comunitário.

Escola Superior de Tecnologias e Gestão
CTESP Contabilidade e Fiscalidade, CTESP Cozinha e Produção Alimentar, Direção e Gestão Hoteleira, Mestrado em Gestão Hoteleira, CTESP Informação e Comercialização Turística, CTESP Marketing Digital no Turismo, CTESP Redes e Sistemas Informáticos e CTESP Tecnologias e Programação de Sistemas de Informação.

Faculdade de Artes e Humanidades
Artes visuais, Comunicação Cultura e Organizações, Design, Estudos da cultura, Línguas e Relações Empresariais e Psicologia.

Faculdade de Ciências Exatas e da Engenharia
Bioquímica, Engenharia Civil, Engenharia Informática e Matemática.

Faculdade de Ciências Sociais
Ciências da Educação, Economia, Educação Básica, Educação Física e Desporto, Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e Gestão.

Faculdade de Ciências da Vida
Biologia.

Quando devo recolher os convites para a GRADUAÇÃO?

Entre os dias 2 e 21 de junho, na GAUDEAMUS da Penteada, deves recolher os convites para a GRADUAÇÃO. Serão entregues num envelope único, contendo todos os teus convites. Guarda-os com cuidado, e indica aos convidados, pois não poderemos emitir novos convites. Não é necessário apresentar o código de inscrição, apenas um documento de identificação.

Um familiar pode recolher os bilhetes por mim?

Sim, no caso do finalista não ter disponibilidade para recolher os seus convites, estes podem ser recolhidos por um familiar, por um amigo ou colega, que deverá se identificar para registo da recolha.

As crianças de colo precisam de convite?

Não, as crianças de colo não necessitam de convite.

Qual o custo dos convites para a GRADUAÇÃO?

As cerimónias de GRADUAÇÃO, organizadas pela ACADÉMICA DA MADEIRA, não têm custos para os finalistas e são restritas aos convidados cujos convites serão recolhidos na GAUDEAMUS da Penteada.

Terei um diploma?

Sim. A ACADÉMICA DA MADEIRA vai oferecer, a todos os finalistas, um diploma único e personalizado para recordação desse dia. Após subir ao palco, o finalista recolhe o seu diploma. Trata-se de uma recordação da cerimónia, um documento simbólico.

Quem pode acompanhar o finalista ao palco?

Por tradição, o finalista é acompanhado pelo seu padrinho ou madrinha. Essa escolha é feita pelo finalista, com os critérios que entender, sem necessidade de comunicação para organização.

O que devo vestir?

Quem assim o entender, se for estudante de licenciatura, de mestrado ou de doutoramento, pode participar na GRADUAÇÃO utilizando o Traje Académico, preto ou azul. É essa a recomendação da ACADÉMICA DA MADEIRA para incentivar a preservação da tradição académica. A cartola, apesar de muito utilizada pelos finalistas, não é de uso obrigatório, tal como a pasta timbrada ou a pasta académica. São peças que costumam servir para recordação dos participantes e integram a tradição académica. No caso dos estudantes dos Cursos Técnico Superiores Profissionais, não devem utilizar o traje académico e, por isso, devem utilizar um vestuário sóbrio e adequado para a GRADUAÇÃO. Um fato, com ou sem gravata, um vestido longo ou um tailler, são boas opções, mas apenas sugestões. No espírito e na tradição do traje académico, pautando a presença pela sobriedade que o momento exige, sem luxos, maquilhagem ou penteados extravagantes.

O que deve ter em atenção ao utilizar o traje académico?

A GRADUAÇÃO é um momento importante da vida académica de qualquer estudante. Se estiver trajado, no caso dos estudantes de licenciatura, de mestrado ou de doutoramento, devem ter em consideração as regras do Código de Praxe sobre a utilização adequada do traje académico. Em especial, considerem que não é permitido o uso visível de brincos, de relógios de pulso, de fios, de pulseiras e de piercings, a utilização de anéis, exceto alianças de compromisso, de noivado ou de casamento e anéis de curso. É, igualmente, interdito o uso de qualquer tipo de maquilhagem, o uso de verniz, de gel e de adesivos para as unhas, além de outros adereços que não integram o traje académico como boinas, chapéus, luvas ou guarda-chuva.

Quais são as cores dos cursos da UMa?

No caso das licenciaturas, podem verificar as fitas timbradas na GAUDEAMUS.pt e, na descrição de cada fita, encontram os cursos. I. Artes Visuais: Verde, II. Ciências (Exatas e Naturais): Azul Celeste, III. Estudos de Cultura: Azul-Turquesa, IV. Ciências da Educação: Laranja, V. Ciências da Saúde: Amarelo, VI. Comunicação, Cultura e Organizações: Violeta, VII. Design: Cinzento, VIII. Direção e Gestão Hoteleira: Laranja e Amarelo, IX. Ed. Física e Desporto: Castanho, X. Economia e Gestão: Vermelho, XI. Educação Básica: Verde-claro, XII. Educação de Infância: Rosa Bebé, XIII. Engenharias: Tijolo Vermelho-escuro, XIV. Línguas e Relações Empresariais: Azul-escuro e Vermelho, XV. Letras: Azul-escuro, XVI. Professores do Ensino Básico: Verde-claro, XVII. Psicologia: Laranja, XVIII. Serviço Social: Verde Garrafa.

Sou finalista de um curso Técnico Superior Profissional, qual a cor da minha fita?

Por tradição, os finalistas de licenciatura da Universidade da Madeira utilizam fitas timbradas na pasta (académica ou timbrada). Existe uma cor para cada curso. No caso dos Cursos Técnico Superiores Profissionais, a cor da fita que deve ser utilizada é a Azul Celeste, pois é a cor da Universidade da Madeira.

Sou finalista de um mestrado e de um doutoramento, qual a cor da minha fita?

No mesmo espírito dos restantes cursos que não têm uma cor estabelecida, a cor da fita é a Azul Celeste, pois representa a Universidade da Madeira.

Como utilizo a fita timbrada?

A fita timbrada, com o símbolo da Universidade da Madeira, é utilizada na pasta de finalista ou na pasta académica. A fita de cetim que se usa no braço esquerdo, apenas quando o estudante integra a Praxe Académica, deve ter 8 centímetros de comprimento, sendo que a largura pode estar entre os 0,8 e 1 centímetro (“A identificação do grau académico do utilizador do Traje será feita através do uso de fitas de cetim”, cap. VII, art. 2.º do Código de Praxe).

O que acontece na Missa da Bênção das Fitas? Quem pode participar?

Trata-se de uma celebração religiosa, que será realizada na parte da tarde, sob a responsabilidade do Departamento da Pastoral de Ensino Superior da Madeira. Qualquer finalistas dos cursos profissionais, das pós-graduações, das licenciaturas, dos mestrados e dos doutoramentos podem participar.

Como posso obter informações sobre a Missa da Bênção das Fitas?

A Missa da Bênção das Fitas é uma organização do Departamento da Pastoral do Ensino Superior, que pode ser contactado através do endereço pastoraluniversitariamadeira@gmail.com.

O que acontece na GRADUAÇÃO?

A GRADUAÇÃO é destinada a todos os estudantes finalistas – dos cursos profissionais, das licenciaturas, das pós-graduações, dos mestrados e dos doutoramentos – trajados ou não trajados, participantes da praxe ou não. Os finalistas, são chamados ao palco e recebem uma recordação, um diploma simbólico desse momento especial para todos os seus familiares, colegas e academia.

Tenho de escolher um padrinho ou madrinha para a GRADUAÇÃO?

Não é obrigatório, mas o estudante quando é chamado para receber o diploma pode fazer-se acompanhar por um padrinho ou madrinha escolhido por si e que pode, inclusive, não estar ligado à Universidade. Pai, mãe, filho, amigo, marido, mulher, todos são passíveis de apadrinhar um finalista.

Onde, quando e como me inscrevo?

As inscrições estiveram abertas até ao dia 30 de abril. Por uma questão de segurança e de planificação, as inscrições, são de caráter obrigatório. O estudante finalista pode realizar a inscrição aqui, enquanto estiverem disponíveis.

Como faço para ter mais convites?

Caso tenha optado por outro número, pode alterar a sua inscrição, até ao dia 31 de maio, na mesma plataforma, repetindo todos os seus dados e alterando o número para a quantidade desejada. Após o dia 31 de maio a plataforma encerra e não conseguirá fazer qualquer alteração.

O traje é obrigatório na GRADUAÇÃO?

Não, mas é recomendado e incentivado a todos os estudantes pela tradição que representa há quase três décadas.

Se quiser participar na GRADUAÇÃO, mesmo não tendo participado na praxe, posso fazê-lo?

Qualquer estudante é livre de participar nas atividades da ACADÉMICA DA MADEIRA. Isso inclui a GRADUAÇÃO e todas as atividades dessas festividades.

Onde compro o traje?

O Traje pode ser adquirido de forma remota na GAUDEAMUS.pt, na Eurofardas ou em várias lojas que comercializam. Atenção, pois, existem preços diferentes em cada loja. Existem duas opções: o traje nacional (negro) e o traje azul, da Universidade da Madeira.

Como uso as fitas? A quem dou? Fita preta?

As fitas devem ser adquiridas tendo em atenção as cores definidas para cada curso. O finalista pode partilhá-las com família, colegas e amigos para que registem uma dedicatória. A fita preta é dedicada a funcionários – docentes e não docentes – da UMa, caso seja da sua vontade colocar na sua pasta junto com as restantes fitas para benzer.

Como se usam e cosem os emblemas? Posso usar pins?

Os emblemas e os pins devem estar relacionados com as vivências do finalista enquanto estudante universitário. Não é de uso obrigatório, mas ao colocar os emblemas os finalistas devem ter atenção às regras existentes (pelo avesso, uma ordem recomendada, sem se ver costuras) plasmadas no Código de Praxe da UMa.

Os Cursos Profissionais podem participar? De que forma?

Os estudantes finalistas dos Cursos Profissionais, tal como das licenciaturas, dos mestrados e dos doutoramentos, podem participar na Missa da Bênção das Fitas e na GRADUAÇÃO. É-lhes vedado o acesso ao Corte das Fitas, que é uma cerimónia feita noutro dia e noutro local, uma vez que é exclusivo para finalistas que tenham comprovadamente participado na Praxe.

Haverá baile de finalistas no dia da Graduação?

Sim, haverá um Baile de Finalistas na discoteca Copacabana. A entrada terá um valor de 5€, apenas até às 01:00, para os portadores do CARTÃO ACADÉMICO, através da nossa aplicação ACADÉMICA, e com a oferta de 2 bebidas. Dado o fluxo esperado de convidados, aconselhamos que chegue às 23:00, duas horas antes do fim da entrada especial, para evitar longas filas e para evitar perder o direito ao preço promocional por estar na fila depois das 01:00.

Ainda tenho dúvidas que não foram respondidas nas perguntas acima. O que posso fazer?

Se continua com dúvidas ou sente que precisa de mais apoio, passe pela GAUDEAMUS da Penteada, pelo STUDENTS’ HELP DESK ou telefone para +351 291 70 50 60 (chamada para a rede fixa nacional), deixando mensagem após o sinal. O sistema retornará a ligação.

Últimas publicações
Os nossos parceiros