A ACADÉMICA DA MADEIRA, a maior estrutura associativa estudantil da Madeira, promove, ao longo de todo o ano, centenas de programas e atividades para os estudantes e toda comunidade da nossa região. Acompanha, aqui, as notícias sobre essa intensa atividade.

Programas em destaque

Tens interesse em obter uma valiosa experiência de trabalho, além de devolver algo à comunidade local e à tua Universidade? Caso sejas selecionado, irás obter: certificado de participação, formação e bolsa no valor de 50 euros. Apresenta, aqui, a tua candidatura.

as notícias que importam
As nossas editoras

A IMPRENSA ACADÉMICA e a CADMUS foram criadas pela ACADÉMICA DA MADEIRA para promoção do conhecimento e da leitura. Contam, no seu catálogo, com quase cem obras publicadas desde 2014.

Herança Madeirense
A HERANÇA MADEIRENSE congrega a oferta cultural e turística, promovida pela ACADÉMICA DA MADEIRA, materializa-se através da dinamização de vários monumentos e atrações do Funchal onde são promovidos um conjunto amplo de serviços com destaque para as visitas educativas gratuitas que são proporcionadas aos estabelecimentos de ensino de toda a região. Além disso, a HERANÇA MADEIRENSE oferece, gratuitamente, saraus de música, exposições, visitas culturais temáticas, áudio guias, circuitos autónomos de História e outras iniciativas.
As nossas lojas

A GAUDEAMUS, a maior loja universitária de Portugal, nasce num campus, por iniciativa dos estudantes e da sua Associação, mas cresce e ultrapassa os limites da Universidade. O seu nome advém da canção académica “De Brevitate Vitæ” (a brevidade da vida), um hino que, apesar de ter nascido em contexto boémio dos estudantes, tornou-se uma canção de uso formal em várias universidades europeias. Além da sua presença virtual, possui duas lojas físicas no Funchal. A primeira, inaugurada em novembro de 2011, no Campus Universitário da Penteada. Em setembro de 2012 foi aberta a segunda GAUDEAMUS, no Colégio dos Jesuítas do Funchal.

Em novembro de 2011, no primeiro ano da minha licenciatura, participei no estabelecimento do primeiro espaço da ACADÉMICA DA MADEIRA fora dos seus escritórios. A GAUDEAMUS da Penteada seria a nossa primeira loja, marcando um conceito inovador em Portugal que, na atualidade, chega a todo o mundo através da GAUDEAMUS.pt.
Gonçalo Martins
Voluntário da ACADÉMICA DA MADEIRA
fado de Coimbra

Os FATUM, o grupo de fados da ACADÉMICA DA MADEIRA, foi fundado em 2010, contrariando a inexistência de tradição em ouvir as vozes dos estudantes que acompanhavam os trinares das guitarras de Coimbra. Com três álbuns gravados e atuações em Portugal e no estrangeiro, os FATUM reúnem estudantes e alumni da Universidade da Madeira.

Os FATUM representam a tradição da canção de Coimbra na Madeira. Durante mais de dez anos o grupo tem atuado regularmente, além de formar vários músicos para difusão desta tradição portuguesa que ainda é pouco conhecida na nossa região. O trabalho que vem sendo desenvolvido permite a manutenção dessa tradição académica.
Carlos Abreu
Coordenador dos FATUM
A Graduação para todos
Em julho de 2023 a ACADÉMICA DA MADEIRA, em colaboração com o Departamento da Pastoral do Ensino Superior na Madeira, volta a organizar as cerimónias de GRADUAÇÃO dos estudantes da Universidade da Madeira. Trata-se de um evento simbólico, aberto a todos os estudantes, que celebra o final do seu percurso académico. As inscrições abrem no inverno e deverão ser feitas aqui.