Procurar
Close this search box.
Procurar
Close this search box.

Mares Circulares na Madeira

Este artigo é antigo, tem mais de 12 meses.

Dia 27 de Novembro, Ponta de São Lourenço, Madeira

A perda de biodiversidade, as mudanças climáticas e o aumento do lixo marinho estão a provocar uma necessidade de consciencialização para a mudança de comportamentos e para a tomada de decisões ambientais que protejam a natureza.

A literacia com vista à cultura ambiental será uma vez mais trabalhada pela Académica da Madeira através da sua participação no projeto ibérico Mares Circulares.

Inserido na Semana Europeia de Prevenção de Resíduos, o projeto Mares Circulares – Madeira pretende não apenas a intervenção no terreno, mas acima de tudo a capacitação das equipas de intervenção por forma a serem capazes de replicar e de aumentar as atividades de cultura ambiental.

Workshop: O lixo marinho e a economia circular 11/11 das 18:30 às 19:30

No dia 11 de novembro, pelas 18:30, a Liga para a Proteção da Natureza está responsável por uma ação de sensibilização sobre o projeto Mares Circulares a decorrer na Madeira, workshop online e gratuito, para todos aqueles que têm interesse na problemática do lixo marinho, mesmo os que não poderão participar nesta atividade no terreno em particular. A inscrição é gratuita, mas obrigatória aqui.

Ação de Limpeza: Ponta de São Lourenço 27/11 das 10:00 às 13:00 (aprox.)

A intervenção no terreno terá lugar no dia 27 de novembro, entre as 10:00 e as 13:00, na zona da Ponta de São Lourenço e no Porto da Cruz. Adaptando o projeto ibérico à realidade regional, a Académica da Madeira considerou fundamental que se contemplasse parte do trabalho de remoção e identificação do lixo em zonas florestais e não apenas em zonas marítimas. Mediante o número de participantes serão formadas equipas que percorrerão um percurso pedestre até à praia, seguindo o trajeto habitual do lixo que, originado em terra, vai ter ao mar.

A atividade não seria possível sem a envolvência de diversas entidades regionais, nacionais e ibéricas. A Coca-cola Europacific Partners, a Liga para a Proteção da Natureza, o Programa Eco-Escolas da UMa e o Governo Regional através da Direção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas e da Direção Regional de Juventude vão unir esforços e apoiar um grupo de estudantes universitários e voluntários, numa ação de limpeza que une a serra ao mar.

Se proteger a natureza está na tua natureza, inscreve-te na atividade do dia 27. A atividade está limitada à participação de 50 elementos que serão divididos em 3 grupos: dois para intervenção em zonas terrestres (40 elementos) e um para intervenção na zona costeira (10 elementos)

Sobre o Projeto Mares Circulares

Mares Circulares é uma iniciativa ibérica lançada em 2018 pela pela The Coca-Cola Foundation em parceria com a Coca-Cola Europacific Partners (CCEP), no âmbito da sua estratégia de sustentabilidade, que incentiva a economia circular, a sensibilização e formação ambiental para a gestão de resíduos e a promoção da cidadania ativa ao nível do voluntariado.

Conta com a parceria de ONG como a Chelonia e a Ecomar, e a colaboração de centenas de Instituições, Associações locais, Autarquias, Clubes de Vela, e outras ONGs e Fundações.

A LPN, atendendo à importância deste projeto para a promoção da literacia para o oceano e para a cidadania ativa, juntou-se à iniciativa em 2019, integrando o projeto como parceira e responsável pela implementação do projeto a nível nacional.

O Mares Circulares é um projeto global que pretende contribuir para uma mudança de mentalidade promovendo a criação de soluções ambientalmente sustentáveis para o problema do lixo marinho, numa sociedade constituída por cidadãos mais informados e responsáveis na perspetiva de circularidade.

O projeto Mares Circulares tem como um dos seus pilares, a educação e sensibilização, tendo sido criada uma plataforma interativa “aprendecommarescirculares” onde poderás, duma forma divertida, aprender um pouco mais sobre o projeto, sobre a preservação dos oceanos e em particular sobre a problemática do lixo marinho.

Um projeto em 3 fases:

1.Intervenção e voluntariado – Lidar com as situações mais urgentes;
2.Educação e Consciencialização – Focado no que é mais importante;
3.Promovendo a economia circular – A olhar para o futuro.

Por motivos logísticos a atividade poderá ser limitada. Seleção – se necessária – por ordem de inscrição
Últimas publicações
Os nossos parceiros