Conforme consta no portal da Universidade da Madeira, “o Gabinete de Apoio ao Estudante apoiar o estudante na sua relação com a Universidade no âmbito da sua actividade pedagógica, cabendo-lhe receber reclamações dos estudantes, informar o estudante sobre os seus direitos e encaminhá-lo para a estrutura adequada à resolução dos seus problemas, promover a integração plena dos estudantes com necessidades educativas especiais na Universidade, visando a igualdade de oportunidades, entre outras responsabilidades”.
Gabinete de Apoio ao Estudante e outros aspectos de interesse para o estudante da UMa.
A ACADÉMICA DA MADEIRA pretende informar os estudantes sobre o Gabinete de Apoio ao Estudante (GAE) e as suas funções. Com a elaboração deste artigo pretendemos transmitir a informação de forma fácil e acessível, sem desconsiderar os regulamentos em vigor. A sua consulta não dispensa a leitura da documentação disponibilizada pela UMa.
É uma unidade funcional da Universidade destinada a apoiar o estudante no seu relacionamento com as estruturas pedagógicas da UMa, em particular com os docentes e o Diretor do teu curso, com o Conselho Pedagógico do qual depende o seu curso ou com o/a Vice-reitor/a com o pelouro dos Assuntos Académicos nos restantes casos.
Está localizado no piso 0 do Campus Universitário da Penteada, ao lado da Unidade de Assuntos Académicos.
O GAE funciona num horário durante o período letivo e outro no período não letivo. Deverá consultar o portal do Gabinete.
O GAE pode ser contacto através do endereço apoio.estudante|at|uma.pt
O GAE deve apoiar o estudante na sua relação com a Universidade no âmbito da sua atividade pedagógica, cabendo-lhe:
1 – Informar o estudante sobre os seus direitos e encaminhá-lo para a estrutura adequada à resolução dos seus problemas.
2 – Receber reclamações dos estudantes referentes a assuntos de âmbito pedagógico, registá-las e informar sobre os prazos dentro dos quais uma resposta deverá ser dada.
3 – Encaminhar os requerimentos e reclamações dos estudantes para as estruturas adequadas, por via oficial, disso notificando os responsáveis das referidas estruturas e informando-os dos prazos dentro dos quais o estudante tem legalmente direito a uma resposta.
4 – Monitorizar regularmente a evolução dos processos recebidos e dar conhecimento ao Reitor dos atrasos e outras eventuais irregularidades relativas a normas e prazos estabelecidos pela Universidade.
5 – Manter permanentemente atualizado o registo dos processos acima referidos que conterá, em particular, a data de início do processo, o estado atual e termo, com data e resultado do mesmo.
6 – Guardar sigilo sobre a identidade dos requerentes.
7 – Informar o Provedor do Estudante e o Reitor da necessidade de garantia de sigilo sempre que detecte, solicitando, em tal caso, instruções sobre os limites e a forma como deverá desenvolver a sua atividade.
8 – Apoiar as estruturas competentes da Universidade no desenvolvimento de programas de mobilidade de estudantes.
9 – Colaborar com os Serviços de Ação Social da Universidade da Madeira.
10 – Promover a integração plena dos estudantes com necessidades educativas especiais na Universidade, visando a igualdade de oportunidades.
O GAE recebe e encaminha para o secretariado do Provedor as reclamações dos estudantes.
O horário das unidades curriculares leccionadas na UMa pode ser consultado através do InfoAlunos no menu Cursos, submenu Horários e na aplicação ACADÉMICA.
As pautas finais são divulgadas no InfoAlunos e podem ser consultadas no menu Avaliação, submenu Pautas.
Não são necessárias inscrições, apenas para os exames de melhoria de nota.
As inscrições para os exames de época especial devem ser realizadas nos prazos divulgados pela UAA. As inscrições devem ser feitas, salvo instrução contrária da UAA, através do InfoAlunos, menu Serviços, submenu Matrículas/Inscrições. Consulte os esclarecimentos do RAAA para saber quais são as condições de acesso a esta época de exames.
O calendário de exames, de ambas as épocas, pode ser consultado no site da UMa e na aplicação ACADÉMICA.
O horário semanal de atendimento será divulgado até cinco dias úteis do início das matrículas.
Deverá requerer o seu estatuto nos prazos divulgados pela UAA.
Junto do GAE que posteriormente enviará os dados para o serviço responsável. Em caso de sinistro, a ativação do seguro fazer-se-á através do preenchido do formulário “Participação de Sinistro / Boletim de Baixa”, assinado pelo médico assistente e enviado para o Serviço de Aprovisionamento e Património, o qual será assinado e carimbado pelo tomador do seguro e posteriormente enviado para a seguradora. Este formulário pode ser obtido no GAE.
As deslocações entre a residência habitual e a universidade estão cobertas pelo seguro escolar. O procedimento a adoptar é o mesmo assinalado na resposta à pergunta anterior, desde que o acidente ocorra entre o trajeto de casa do aluno à Universidade e vice-versa.
Verifique, aqui, a regulamentação atualizada da Universidade da Madeira.