A ACADÉMICA DA MADEIRA preparou um conjunto de PERGUNTAS E RESPOSTAS sobre a cerimónia de GRADUAÇÃO de 2025.
São esperadas mais de 4 mil pessoas na Cerimónia de GRADUAÇÃO. Trata-se de um evento simbólico, organizado há vários anos pela ACADÉMICA DA MADEIRA, para assinalar o final do percurso académico de todos os estudantes finalistas da Universidade da Madeira. A cerimónia, aberta a qualquer estudante, reunirá todas as faculdades e escolas superiores da Universidade da Madeira.
Será no sábado, 5 de julho, às 15:00, no Largo do Colégio dos Jesuítas do Funchal.
Na parte da tarde, às 15:00, a GRADUAÇÃO acontece no coração do Funchal, no Largo do Colégio dos Jesuítas, na praça em frente aos Paços do Concelho. A tradição académica será sentida nas artérias da nossa cidade, num dia que os finalistas e as famílias recordarão. Após a GRADUAÇÃO, os finalistas também podem se dirigir ao Pátio dos Estudantes, no Colégio dos Jesuítas, para fotografias com os seus amigos e familiares, registando a sua GRADUAÇÃO num edifício secular.
Esperando centenas de finalistas, o Largo do Colégio dos Jesuítas terá 500 cadeiras para acomodar todos os finalistas. Tratando-se de um dia de verão, num evento no coração da cidade, aconselhamos a utilização de chapéus e de proteção. Estima-se que o evento dure 3 horas.
Sim, são sempre procedimentos diferentes e são todos facultativos. Qualquer cliente pode comprar fitas timbradas ou encomendar pastas timbradas, sem qualquer necessidade de ser estudante. Para Graduação, é necessário que o utilizador seja estudante e faça a respectiva inscrição, independentemente se irá comprar um traje, uma fita timbrada ou uma pasta timbrada ou académica. São todos actos independentes, sendo realizados quando o utilizador pretender, dentro dos prazos estipulados, se for aplicável.
Os convites que os finalistas irão recolher na GAUDEAMUS da Penteada servem para recordação do finalista e dos seus convidados, tendo um significado simbólico. Além disso, são utilizados para dados relacionados com o licenciamento camarário, o seguro de responsabilidade civil e outras obrigações legais da organização. Não é necessário possuir um convite para assistir à cerimónia da GRADUAÇÃO e o mesmo não serve como "bilhete" para se sentar nas cadeiras.
Todos os finalistas dos cursos profissionais, das pós-graduações, das licenciaturas, dos mestrados e dos doutoramentos que integrem uma das seguintes faculdades: Faculdade de Ciências Exatas e da Engenharia, Faculdade de Ciências Sociais, Faculdade de Artes e Humanidades, Faculdade de Ciências da Vida, Escola Superior de Tecnologias e Gestão e Escola Superior de Saúde.
A entrega dos diplomas será feita por ordem alfabética das Faculdades e das Escolas Superiores. Dentro de cada unidade orgânica, em ordem alfabética de curso.
Escola Superior de Saúde da UMa
CTESP em Promoção da Qualidade de Vida e do Bem Estar da Pessoa Idosa, CTESP em Serviço Familiar e Comunitário e Mestrado em Estudos em Enfermagem.
Escola Superior de Tecnologias e Gestão
CCTESP em Gestão Energética e Ambiental, CTESP em Guias da Natureza, CTESP em Informação e Comercialização Turística, CTESP em Marketing Digital no Turismo, CTESP em Proteção Civil CTESP em Reabilitação Energética e Conservação de Edifícios, CTESP em Redes e Sistemas Informáticos, CTESP em Sistemas Eletrónicos e Instalações Elétricas, CTESP em Tecnologias Agroalimentares, CTESP em Tecnologias e Programação de Sistemas de Informação, CTESP em Treino Desportivo, Mestrado em Agricultura Biológica e Desenvolvimento Rural e Mestrado em Gestão Hoteleira.
Faculdade de Artes e Humanidades
Lic. Artes visuais, Lic. Comunicação Cultura e Organizações, Lic. Design, Lic. Estudos da cultura, Lic. Línguas e Relações Empresariais, Lic. Psicologia, Mestrado em Estudos Regionais e Locais, Mestrado em Gestão Cultural, Mestrado em Linguística: Sociedades e Culturas, Mestrado em Literatura, Cultura e Diversidade, Mestrado em Psicologia Clínica, da Saúde e Bem-Estar, Mestrado em Psicologia da Educação, Mestrado em Design, Doutoramento em Ilhas Atlânticas: História, Património e Quadro Jurídico Institucional e Doutoramento em Literaturas e Culturas Insulares.
Faculdade de Ciências Exatas e da Engenharia
Lic. Bioquímica, Lic. Engenharia Civil, Lic. Engenharia Informática, Lic. Engenharia Física e Computacional, Lic. Engenharia Biomédica, Lic. Matemática, Mestrado em Bioquímica Aplicada, Mestrado em Design de Media Interativos, Mestrado em Engenharia Civil, Mestrado em Engenharia Eletrotécnica – Telecomunicações, Mestrado em Engenharia Informática, Mestrado em Ensino de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário, Mestrado em Matemática, Estatística e Aplicações, Doutoramento em Engenharia Eletrotécnica, Doutoramento em Engenharia Informática, Doutoramento em Física e Doutoramento em Química.
Faculdade de Ciências Sociais
Lic. Ciências da Educação, Lic. Economia, Lic. Educação Básica, Lic. Educação Física e Desporto, Mestrado em Atividade Física e Desporto, Mestrado em Ciências da Educação – Administração Educacional, Mestrado em Ciências da Educação – Inovação Pedagógica, Mestrado em Educação e Desenvolvimento Comunitário, Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, Mestrado em Gestão e Doutoramento em Currículo e Inovação Pedagógica.
Faculdade de Ciências da Vida
Lic. Biologia, Mestrado em Biologia Aplicada e Doutoramento em Ciências Biológicas.
Até ao final de junho, na GAUDEAMUS da Penteada, deves recolher os convites para a GRADUAÇÃO. Serão entregues num envelope único, contendo todos os teus convites. Guarda-os com cuidado, e indica aos convidados, pois não poderemos emitir novos convites. Não é necessário apresentar o código de inscrição, apenas um documento de identificação.
Sim, no caso do finalista não ter disponibilidade para recolher os seus convites, estes podem ser recolhidos por um familiar, por um amigo ou colega, que deverá se identificar para registo da recolha.
As cerimónias de GRADUAÇÃO, organizadas pela ACADÉMICA DA MADEIRA, não têm custos para os finalistas.
Sim. A ACADÉMICA DA MADEIRA vai oferecer, a todos os finalistas, um diploma único e personalizado para recordação desse dia. Após subir ao palco, o finalista recolhe o seu diploma. Trata-se de uma recordação da cerimónia, um documento simbólico.
Por tradição, o finalista é acompanhado pelo seu padrinho ou madrinha. Essa escolha é feita pelo finalista, com os critérios que entender, sem necessidade de comunicação para organização.
Quem assim o entender, se for estudante de licenciatura, de mestrado ou de doutoramento, pode participar na GRADUAÇÃO utilizando o Traje Académico, preto ou azul. É essa a recomendação da ACADÉMICA DA MADEIRA para incentivar a preservação da tradição académica. A pasta timbrada ou a pasta académica, não são de uso obrigatório. São peças que costumam servir para recordação dos participantes e integram a tradição académica. No caso dos estudantes dos Cursos Técnico Superiores Profissionais, não devem utilizar o traje académico e, por isso, devem utilizar um vestuário sóbrio e adequado para a GRADUAÇÃO. Um fato, com ou sem gravata, um vestido longo ou um tailler, são boas opções, mas apenas sugestões. No espírito e na tradição do traje académico, pautando a presença pela sobriedade que o momento exige, sem luxos, maquilhagem ou penteados extravagantes.
A GRADUAÇÃO é um momento importante da vida académica de qualquer estudante. Se estiver trajado, no caso dos estudantes de licenciatura, de mestrado ou de doutoramento, devem ter em consideração as regras do Código de Praxe sobre a utilização adequada do traje académico. Em especial, considerem que não é permitido o uso visível de brincos, de relógios de pulso, de fios, de pulseiras e de piercings, a utilização de anéis, exceto alianças de compromisso, de noivado ou de casamento e anéis de curso. É, igualmente, interdito o uso de qualquer tipo de maquilhagem, o uso de verniz, de gel e de adesivos para as unhas, além de outros adereços que não integram o traje académico como boinas, chapéus, luvas ou guarda-chuva.
No caso das licenciaturas, podem verificar as fitas timbradas na GAUDEAMUS.pt e, na descrição de cada fita, encontram os cursos. I. Artes Visuais: Verde, II. Ciências (Exatas e Naturais): Azul Celeste, III. Estudos de Cultura: Azul-Turquesa, IV. Ciências da Educação: Laranja, V. Ciências da Saúde: Amarelo, VI. Comunicação, Cultura e Organizações: Violeta, VII. Design: Cinzento, VIII. Direção e Gestão Hoteleira: Laranja e Amarelo, IX. Ed. Física e Desporto: Castanho, X. Economia e Gestão: Vermelho, XI. Educação Básica: Verde-claro, XII. Educação de Infância: Rosa Bebé, XIII. Engenharias: Tijolo Vermelho-escuro, XIV. Línguas e Relações Empresariais: Azul-escuro e Vermelho, XV. Letras: Azul-escuro, XVI. Professores do Ensino Básico: Verde-claro, XVII. Psicologia: Laranja, XVIII. Serviço Social: Verde Garrafa.
Por tradição, os finalistas de licenciatura da Universidade da Madeira utilizam fitas timbradas na pasta (académica ou timbrada). Existe uma cor para cada curso. No caso dos Cursos Técnico Superiores Profissionais, a cor da fita que deve ser utilizada é a Azul Celeste, pois é a cor da Universidade da Madeira.
No mesmo espírito dos restantes cursos que não têm uma cor estabelecida, a cor da fita é a Azul Celeste, pois representa a Universidade da Madeira.
A fita timbrada, com o símbolo da Universidade da Madeira, é utilizada na pasta de finalista ou na pasta académica. A fita de cetim que se usa no braço esquerdo, apenas quando o estudante integra a Praxe Académica, deve ter 8 centímetros de comprimento, sendo que a largura pode estar entre os 0,8 e 1 centímetro (“A identificação do grau académico do utilizador do Traje será feita através do uso de fitas de cetim”, cap. VII, art. 2.º do Código de Praxe).
Trata-se de uma celebração religiosa, que será realizada na parte da tarde, sob a responsabilidade do Departamento da Pastoral de Ensino Superior da Madeira. Qualquer finalistas dos cursos profissionais, das pós-graduações, das licenciaturas, dos mestrados e dos doutoramentos podem participar.
A Missa da Bênção das Fitas é uma organização do Departamento da Pastoral do Ensino Superior, que pode ser contactado através do endereço pastoraluniversitariamadeira@gmail.com.
A GRADUAÇÃO é destinada a todos os estudantes finalistas – dos cursos profissionais, das licenciaturas, das pós-graduações, dos mestrados e dos doutoramentos – trajados ou não trajados, participantes da praxe ou não. Os finalistas, são chamados ao palco e recebem uma recordação, um diploma simbólico desse momento especial para todos os seus familiares, colegas e academia.
Não é obrigatório, mas o estudante quando é chamado para receber o diploma pode fazer-se acompanhar por um padrinho ou madrinha escolhido por si e que pode, inclusive, não estar ligado à Universidade. Pai, mãe, filho, amigo, marido, mulher, todos são passíveis de apadrinhar um finalista.
As inscrições estão abertas até ao dia 30 de abril. Por uma questão de segurança e de planificação, as inscrições, são de caráter obrigatório. O estudante finalista pode realizar a inscrição aqui, enquanto estiverem disponíveis.
Caso tenha optado por outro número, pode alterar a sua inscrição, até ao dia 30 de maio, na mesma plataforma, repetindo todos os seus dados e alterando o número para a quantidade desejada. Após o dia 30 de maio a plataforma encerra e não conseguirá fazer qualquer alteração.
Não, mas é recomendado e incentivado a todos os estudantes pela tradição que representa há quase três décadas.
Qualquer estudante é livre de participar nas atividades da ACADÉMICA DA MADEIRA. Isso inclui a GRADUAÇÃO e todas as atividades dessas festividades.
O Traje pode ser adquirido de forma remota na GAUDEAMUS.pt (devem ser adquiridos até 7 de junho de 2025), na Eurofardas ou em várias lojas que comercializam. Atenção, pois, existem preços diferentes em cada loja. Existem duas opções: o traje nacional (negro) e o traje azul, da Universidade da Madeira.
O pedido da Pasta Timbrada deve ser realizado no portal até o dia 3 de maio de 2025.
As fitas devem ser adquiridas tendo em atenção as cores definidas para cada curso. O finalista pode partilhá-las com família, colegas e amigos para que registem uma dedicatória. A fita preta é dedicada a funcionários – docentes e não docentes – da UMa, caso seja da sua vontade colocar na sua pasta junto com as restantes fitas para benzer.
Os emblemas e os pins devem estar relacionados com as vivências do finalista enquanto estudante universitário. Não é de uso obrigatório, mas ao colocar os emblemas os finalistas devem ter atenção às regras existentes (pelo avesso, uma ordem recomendada, sem se ver costuras) plasmadas no Código de Praxe da UMa.
Os estudantes finalistas dos Cursos Profissionais, tal como das licenciaturas, dos mestrados e dos doutoramentos, podem participar na Missa da Bênção das Fitas e na GRADUAÇÃO.
Sim, haverá um Baile de Finalistas na discoteca Copacabana. A entrada terá um valor de 5€, apenas até às 01:00, para os portadores do CARTÃO ACADÉMICO, através da nossa aplicação ACADÉMICA, e com a oferta de 2 bebidas. Dado o fluxo esperado de convidados, aconselhamos que chegue às 23:00, duas horas antes do fim da entrada especial, para evitar longas filas e para evitar perder o direito ao preço promocional por estar na fila depois das 01:00.
Sim, a GRADUAÇÃO é uma cerimónia oficiosa, promovida pela ACADÉMICA DA MADEIRA e sem qualquer valor legal. O estudante escolhe quando deseja fazer, sem a necessidade de apresentar qualquer comprovativo ou justificação. A obtenção do grau é um ato administrativo, obedecendo o disposto na legislação e nos regulamentos e nas normas da Universidade da Madeira.
Se continua com dúvidas ou sente que precisa de mais apoio, passe pela GAUDEAMUS da Penteada, pelo STUDENTS’ HELP DESK ou telefone para +351 291 70 50 60 (chamada para a rede fixa nacional), deixando mensagem após o sinal. O sistema retornará a ligação.