Programas de apoio social e de voluntariado

A ACADÉMICA DA MADEIRA tem uma missão ampla e variada, onde está prevista a participação na definição e execução dos programas de ação social e na melhoria das condições de ensino. Ciente do preocupante quadro económico do país, e das consequentes dificuldades dos estudantes e das suas famílias, a ACADÉMICA DA MADEIRA criou, ao longo dos anos, vários programas de apoio social e de voluntariado.

BOLSA DE ALIMENTAÇÃO

Após a implementação da refeição simples, em maio de 2012, e do lanche simples, em dezembro de 2012, a ACADÉMICA DA MADEIRA pretendeu ir mais longe, beneficiando mais estudantes.

A BOLSA DE ALIMENTAÇÃO apoio consiste na oferta de senhas para almoço, durante todo o semestre letivo, representando assim uma poupança de centenas de euros para os estudantes e para as suas famílias.

Através dos apoios angariados no setor público e privado, e da recolha de verbas das iniciativas executadas pela ACADÉMICA DA MADEIRA, temos conseguido financiar milhares de refeições, todos os anos. Destacamos as verbas que recolhemos, através de parte dos lucros obtidos na comercialização de produtos e serviços na GAUDEAMUS, e que possibilitam um grande incremento na quantidade de bolsas oferecidas.

BOLSA ESCOLAR

Ao longo dos anos os estudantes universitários têm sido dos mais prejudicados pelas contingências financeiras e pelas medidas implementadas ao nível do ensino. De acordo com estudos executados pelo OBSERVATÓRIO DO EMPREGO da ACADÉMICA DA MADEIRA, uma grande percentagem de estudantes da Universidade da Madeira sente dificuldades financeiras e muitos destes ponderam abandonar os seus estudos por esse motivo.

Como tal, é fulcral a existência de iniciativas como a Bolsa Escolar, que têm como objetivo apoiar os estudantes em dificuldade através da oferta de fotocópias e impressões, pretendendo reduzir a despesa dos estudantes.

MUDÁMOS A UMa

Nos últimos anos, a ACADÉMICA DA MADEIRA tem executado vários trabalhos para otimizar as condições de estudo dos estudantes, através do seu programa MUDÁMOS A UMa. Entendemos que a responsabilidade pela promoção de melhorias nas infraestruturas do Ensino Superior deve ser das Universidades, através das dotações que o governo faz, via o Orçamento do Estado.

Existindo muitas carências identificadas, a ACADÉMICA DA MADEIRA tem intervindo para apoiar um plano geral cujo motor deve ser a Universidade.

VOLUNTARIADO

O voluntariado transmite força e inspiração. Para ser voluntário da ACADÉMICA DA MADEIRA não é necessário apresentar uma candidatura, mas apenas uma manifestação de intenção. O voluntário começa a sua atividade nesse dia.

Anualmente, dezenas de estudantes e alumni integram o nosso programa de voluntariado.

Artigo ilustrado com fotografia de Toa Heftiba.

Últimas publicações
Os nossos parceiros